Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontro Técnico Presencial: Inteligência Artificial, Metaverso e Automação Industrial e Evento de Confraternização – Dezembro/2022

Em 01/12/2022, das 17h às 21h, a ISA Rio de Janeiro Section realizou o Encontro Técnico Presencial – Inteligência Artificial, Metaverso e Automação Industrial.

O evento foi realizado no NOVOTEL Porto Atlântico e contou com a participação dos Keynote Speakers M.Sc Victor Venâncio Dias, Head de Transformação Digital LatAm da IHM Stefanini e Ismael Santos, Pesquisador Master de P&DI em Exploração no CENPES/PETROBRAS, que apresentou casos de aplicação de Machine Learning e Deep Learning e, também, do Gerente de Vendas da Linha de emissões da Durag Brasil, Renato Almeida, que palestrou sobre Sistema de Monitorização Preditiva das Emissões.

Victor Venâncio, reforçou aos convidados da ISA Rio de Janeiro Section pontos importantes sobre transformação digital no Brasil e os desafios a serem superados para ganharmos competitividade em avanço digital no país. Mostrou de forma contundente que 70% dos projetos de transformação digital falham e o porquê deste fato, também as oportunidades para as empresas não fazerem parte desta estatística. Pontos como mudança de mindset dos empresários brasileiros de médio e pequeno porte foram abordados.

Ismael Santos apresentou conceitos de Machine Learning e Deep Learning e abordou um case de Digital Twins sobre preservação da integridade das plataformas utilizando o metaverso, onde entre outras vantagens, logrou-se reduzir necessidades de embarques para verificação da integridade de plataformas e manutenções. Pontuou ainda a importância de incentivar a educação com o viés de transformação digital para desmistificar o falso conceito que a digitalização irá reduzir ofertas de emprego.

O Gerente de Vendas da Linha de emissões da Durag Brasil, Renato Almeida, palestrou sobre Sistemas de Monitorização Preditiva das Emissões. Renato abordou o controle de queima e combustão e divisão de emissões, particulados e controle de vazão, mostrando alternativa preditiva da análise de dados de processo, comparando com os sistemas contínuos de emissões por meio de modelagem de dados (PEMS) e, assim, a previsão de emissões por meio de modelagem matemática.

Além disso, o evento contou com apresentações institucionais da Aselco, Tormene Group, Superquip e USE, muito interessantes, que mostraram outras vertentes e suas expertises, reforçando seus suportes técnicos. A Aselco, Tormene Group e USE levaram equipamentos de amostra ao evento, o que agregou muito às suas ministrações.

Um evento rico na visão atual sobre temas que se integram e são muito importantes no contexto de gestão ESG, Governança Ambiental, Social e Corporativa em português. O evento contou com mais de uma centena de inscritos. 

No final do evento, José Guilherme Carvalho (USE), despedindo-se da presidência da ISA Rio de Janeiro Section ao final deste ano, comemorou a volta dos eventos presenciais tão caros à comunidade, agradeceu a colaboração de toda a Diretoria ao longo do seu mandato e reiterou o convite à comunidade às ações de voluntariado e mentoria. Aproveitou ainda para anunciar a eleição de Dayane Lima para o próximo biênio – 2023/2024, em assembleia ocorrida em 30/11/2022.

José Guilherme finalizou com uma lembrança aos queridos membros ISA, Pery Ribeiro e Roberto Wendhausen Magalhães, que tanto contribuíram com a organização.

Veja abaixo algumas fotos do evento:

PROGRAMAÇÃO

Clique no nome da apresentação para visualizar o arquivo

17h00 – 17h10Abertura
José Guilherme Carvalho – Presidente da ISA Rio de Janeiro Section
17h10 – 17h40Transformação Digital em Organizações Industriais
Keynote Speaker – Victor Venâncio – Head de Transformação Digital LatAm da IHM Stefanini
17h40 – 17h50Perguntas
17h50 – 18h20Digital Twin for Oil & Gas na Gestão de Integridade de UEPs
Keynote Speaker – Ismael Santos – Pesquisador Master de P&DI em Exploração no CENPES
18h20 – 18h30Perguntas
18h30 – 19h00DURAG DATACEMS (PEMS) – Sistema de Monitorização Preditiva das Emissões
Renato Rodrigues de Almeida – Gerente de Vendas da linha de emissões na Durag Brasil
19h00 – 19h10Perguntas
19h10 – 19h20Apresentação Institucional Aselco
19h20 – 19h30Apresentação Institucional Tormene Brasil
19h30 – 19h40Apresentação Institucional Superquip
19h40 – 19h50Apresentação Institucional USE
19h50 – 21h00Encerramento / Confraternização

KEYNOTE SPEAKERS

Victor Venâncio – Head de Transformação Digital LatAm da IHM Stefanini. É Técnico de Instrumentação e Automação, Engenheiro de Produção e Mecatrônica, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, MBA em Gestão da Inovação, Mestre em Administração Estratégica e Senior Executive Program pela ESADE Business School (Barcelona – Espanha). Possui 30 anos de experiência em instrumentação, automação industrial, predial e comercial, atuando em empresas globais no Brasil e América Latina, como GE, Tyco, Mokveld Valves e KPMG. Também é membro da Diretoria Global do Comitê para Smart Manufacturing & IIoT da ISA (International Society of Automation), Diretor da Seção ISA Brasil, Líder do Grupo de Trabalho para Convergência OT-IT para o Conselho de Transformação Digital do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), Coordenador do Open Innovation Brasil (capítulo Rio de Janeiro). Membro da Câmara Brasileira para Indústria 4.0 no MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) do Governo do Brasil e Professor convidado de diversas universidades, incluindo a PUC-RJ (MDT – Master Digital Transformation), MIT, Cambridge e UC Berkeley online em espanhol e português (Emeritus) e UFRJ Coppead (Alumini). Colunista de Transformação Digital da Revista Brasil Energia, membro do Conselho de Competitividade Industrial da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estrado do Rio de Janeiro) e membro do grupo de trabalho sobre transformação digital da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Possui sólida experiência em engenharia e gestão estratégica empresarial, oferecendo suporte a clientes em projetos de convergência de OT / TI, digitalização, Indústria 4.0 e estratégias de transformação digital, bem como nas jornadas de execução.

Ismael Santos – Pesquisador Master de P&DI em Exploração no CENPES (Centro de Pesquisas da Petrobras). Graduado em Engenharia Elétrica (Poli, EE/UFRJ), com Especialização em Inteligência Artificial (ILTC/UFF), Mestre em Matemática Aplicada (IM/UFRJ), Doutor em Computação Gráfica e Realidade Virtual (DI/Puc-Rio). Possui também Pós-Doutorado em Machine Learning for Simulations (ERE/Universidade de Stanford). É professor de cursos de pós-graduação latu-sensu em universidades particulares e atua como instrutor da universidade PETROBRAS, ministrando disciplinas na área de Matemática e Computação Aplicadas. Atualmente trabalha na PETROBRAS como Pesquisador Master no desenvolvimento de soluções de software científico e visualização para o segmento de E&P da indústria de Óleo e Gás, nas áreas de Modelagem Numérica de Sistemas Petrolíferos (Geologia), Processamento Sísmico (Geofisica) e Engenharia Offshore (Engenharia Naval).

PALESTRANTE

Renato Rodrigues de Almeida – Gerente de Vendas da linha de emissões da Durag Brasil, localizada em Diadema – SP, empresa do DURAG GROUP, sediada em Hamburgo – Alemanha. É Engenheiro Químico, graduado pela escola superior de química das Faculdades Oswaldo Cruz, atua na área de instrumentação analítica, instrumentação de campo e automação há aproximadamente 30 anos.

PATROCINADORES PREMIUM

PATROCINADORES SILVER

APOIO