Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

ISA RJ Section Talk! – Maio/2023

No dia 25 de maio de 2023, das 19h às 20h, a ISA Rio de Janeiro Section realizou um evento virtual dedicado aos membros da ISA, em especial àqueles vinculados à ISA Rio de Janeiro Section, num clima descontraído, a fim de reforçar o conhecimento dos membros sobre os benefícios disponíveis aos mesmos e também para convidá-los a refletirem em cada um de seus membros podem contribuir com a entidade.

Observações interessantes foram trazidas pelos palestrantes sobre os 5 temas definidos pela Diretoria da ISA Rio de Janeiro Section a serem apresentados aos membros:

1. Normas: José Alberto Pinheiro, Vice-Presidente da ISA Rio de Janeiro Section, além de apresentar onde os membros encontram de forma consolidada as normas técnicas da ISA, trouxe, de uma forma simples e direta, que a ISA 5.1, dedicada à identificação e símbolos de instrumentação, é só a superfície do conhecimento em normas técnicas elaboradas pela Sociedade Internacional de Automação. Existem normas de especificação de equipamentos e sistemas, instalação, sinais de instrumentos (comunicação, wireless, fieldbus), segurança, automação em lote, integração, segurança cibernética, gerenciamento de alarmes, projetos de IHM, controle de processos e gerenciamento de dispositivo inteligente. E, ainda, presenteou os membros destacando pontos importantes das normas ISA 5.1, ISA 18.2 (Gerenciamento de Alarmes); ISA 84 (Segurança Funcional); ISA 95.1 (Integração e Controle de Sistemas Corporativos); ISA 62443 2-1 (antiga ISA 99), Segurança de Sistemas de Controle – Conceitos e Modelos e a ISA 101.1 Interface Homem-Maquina para Controle de Processos. 

2. Publicações e Livros: Miguel Borges, Vice-Presidente do Distrito F da ISA (antigo Distrito Brasil), abordou a gama de publicações da ISA quanto à artigos técnicos, a Revista INTECH e os livros publicados pela ISA.

3. Certificações e Mentoria: Miguel Borges também passou para os membros as possibilidades e benefícios das certificações da ISA e contou um pouco sobre o Programa de Mentoria iniciado em 2023 pela ISA, com alunos formandos e young professionals. Também tivemos a participação de Annelise, mentoranda, falando um pouco do que está achando deste programa.

4. ISA Connect: Dayane Machado Lima, Presidente em Exercício da ISA Rio de Janeiro Section, mostrou aos membros como configurar a privacidade e notificações, a fim de receber a gama de atualizações da ISA de forma organizada e planejada pelas áreas de interesse dos membros, além de como iniciar ou participar dos fóruns técnicos. Também trouxe aos membros como, de forma prática, podem baixar o app do ISA Connect.

5. Cursos, Eventos e Networking: José Guilherme de Carvalho, Diretor de Marketing da ISA Rio de Janeiro Section, apresentou o portfólio de cursos oferecidos pela Seção, dedicados ao conhecimento assertivo, efetivo e boas práticas aos alunos. E, também, os eventos já realizados e as motivações para cada tema escolhido, sempre alinhados com a demanda e assuntos atuais. Além de comentar sobre o networking da ISA. 

O evento foi encerrado com Vitor Finkel, Life Senior Member da ISA, vinculado à ISA Rio de Janeiro Section, que, generosamente, compartilhou com os membros como é ser membro há 45 anos da ISA, sua vivência pioneira, sendo um dos primeiros brasileiros a se associar à entidade. E, sendo o primeiro presidente da ISA Rio de Janeiro Section, gestão na qual foi concedido o charter da Seção, no ano de 1990.

Veja abaixo como foi o evento.

Caso queira receber o material apresentado durante o evento, por favor, preencha o formulário abaixo. Enviaremos o material em PDF por e-mail.