Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

ISATEC RIO 2023

A ISA – International Society of Automation – quer contribuir com o futuro criando um mundo melhor através da automação, em atividades que valorizam e estimulam o conhecimento e através do uso da tecnologia dentro e fora da Sociedade de Automação.

Contribuindo com esta atividade, a ISA Rio de Janeiro Section realizou em 07/12/2023, das 9h30 às 19h20, o ISATEC 2023, com o tema “Soluções e Tendências Industriais conectando Processos, Pessoas e Sistemas”.

Este tema foi escolhido uma vez que indústria é desafiada por si mesma, pelo mercado e clientes à melhoria contínua e resposta ágil às estratégias que define internamente. E, por isso, é estimulada a se elevar a novos patamares de produtividade, eficiência e qualidade por meio de instrumentos, ferramentas, dispositivos e aplicações de soluções inovadoras, e algumas disruptivas, que permitem otimizar processos, conectar pessoas, integrar e analisar dados bem como facilitar tomadas de decisão.

O evento foi realizado no NOVOTEL Porto Atlântico e contou com a participação do Keynote Speaker Claudio Makarovsky, Diretor do Segmento de Energia e Recursos Naturais na Microsoft e Membro da Diretoria Executiva da ISA.

Além disso, o evento contou também com apresentações técnicas de renomadas empresas, bem como houve momentos de descontração e networking, com welcome drink, sorteio de brindes, honrarias e mais surpresas!

Veja abaixo mensagem de agradecimento da Presidente da ISA Rio de Janeiro Section, Dayane Lima.

Dayane Lima – Presidente da ISA Rio de Janeiro Section

Abaixo seguem alguns dos momentos marcantes de informações e insights valiosos que os palestrantes dividiram conosco durante o evento. Em breve os vídeos estarão em nosso canal no YouTube!

Transformação Digital na Indústria: Estratégias, Ferramentas e TendênciasKeynote Speaker – Claudio Makarovsky – Diretor do Segmento de Energia e Recursos Naturais na Microsoft e Membro da Diretoria Executiva da ISA
Tecnologias de Conectividade em Projetos de Indústria 4.0 e IIoTAlexandre de Oliveira – Gerente Comercial na Westcon

PROGRAMAÇÃO

09h00 Credenciamento
10h00Abertura
Marco Luiz dos Santos – Diretor da ISA Rio de Janeiro Section
10h10Apresentação ISA Rio de Janeiro Section
Dayane Lima – Presidente da ISA Rio de Janeiro Section
10h20Apresentação ISA Distrito Brasil
Miguel Borges – Vice-Presidente do ISA Distrito Brasil
10h30Transformação Digital na Indústria: Estratégias, Ferramentas e Tendências
Claudio Makarovsky – Diretor do Segmento de Energia e Recursos Naturais na Microsoft
11h20Eficiência 4.0 na Prática: Automação e Gestão Inteligente de Máquinas com Foco na Produtividade
Bruno Medeiros da Costa – Coordenador de Projetos na Radix e Denis César Ferreira – Coordenador de Manutenção e Engenharia de Lubrificantes na Vibra Energia
12h00Inovações Tecnológicas, mudando a Forma de interagir com os Instrumentos de Campo e Processos Industriais
Alan Ferreira – Gerente de Vendas Técnicas na Samson Control
12h40Debriefing
Resumo das apresentações
12h50Almoço (livre)
14h10Desvendando o Futuro Conectado da Indústria através da Gestão de Ativos e Monitoramento Online
Gabriel Oliveira – Especialista de Novas Tecnologias MKT na MSA
14h50Tecnologias de Conectividade em Projetos de Indústria 4.0 e IIoT
Alexandre de Oliveira – Gerente Comercial na Westcon
15h30IA and ML – Analytic as Services
Cassius Magdo de Barros – Gerente de Aplicações e Soluções na Yokogawa
16h10Coffee Break
16h30Coriolis Flow Meter for Natural Gas and a Virtual Tour – RIOflow in Brazil
Juan Carlos Ballesta – Gerente Internacional de Produto para Medidores Mássicos na Krohne
17h10Medição de Nível Multifase em Vaso Separadores, Tratadores de Óleo e Coalesceres
Gerson Junior – Gerente Regional de Vendas na Unidade de Negócios Magnetrol-AMETEK
18h00Honors & Awards
18h20Coquetel e Sorteio
19h20Encerramento
ISATECRIO2023

KEYNOTE SPEAKER

Claudio Makarovsky – Diretor do Segmento de Energia e Recursos Naturais na Microsoft. Possui graduação em Engenharia Química, Mestrado em Sistemas de Gestão pelo Latec/UFF, MBA com ênfase em Finanças pela FGV/Babson College. Professor convidado nos MBA’s da Fundação Dom Cabral e UnIBP em Tecnologias Disruptivas para o Setor de Energia e Internacionalização de Empresas. É também Membro do Board Executivo da ISA -Internacional Society of Automation.

PALESTRANTES

Alan Ferreira – Gerente de Vendas Técnicas na Samson Control. Formado em Mecatrônica e em Engenharia da Computação, está na Samson desde 2001 e já passou por diversos setores como manutenção e vendas, atualmente desenvolve aplicações técnicas e suporte à vendas.

Alexandre de Oliveira – Gerente Comercial na Westcon, onde lidera a equipe de vendas e engenharia de aplicações no desenvolvimento de negócios e concepção de soluções para conectividade de redes e sistemas de automação. Profissional experiência em programação de controladores e desenvolvimento de softwares aplicativos para automação industrial. Atuou como Vice-Presidente da Associação PROFIBUS/PROFINET Regional Brasil de 2018 a 2022. Formado em Tecnologia de Processamento de Dados e Pós-Graduado em Cyber Security (Nível Especialização), Segurança da Informação e Cibersegurança com foco em OT.

Bruno Medeiros da Costa – Coordenador de Projetos na Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software. Atualmente cursando pós-graduação em Engenharia de Automação e Controle Industrial com Ênfase em Gerenciamento de Projetos no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Graduado em Engenharia de Produção e com formação técnica em Mecatrônica, construiu sua carreira no setor industrial de óleo e gás, destacando-se em projetos de upstream e downstream. Com mais de 10 anos de experiência, contribuiu para projetos internacionais na China, Singapura e EUA, e atualmente lidera equipes multidisciplinares nos setores de Infraestrutura e Serviços. Seu conhecimento abrange CLPs, SCADA e sistemas PIMS de diversos fornecedores, assim como a integração de sistemas e protocolos de comunicação.

Cassius Magdo de Barros – Gerente de Aplicações e Soluções na Yokogawa. Formado em engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações. Trabalha a mais de 15 anos na Yokogawa América do Sul, exercendo a função de Gerente de Aplicações e Soluções para as linhas de instrumentos de processos, sistemas de controle, sistemas de segurança, gestão de ativos, analítica de líquidos, analítica de gases, tecnologias wireless, soluções em nuvem, virtualização e inteligência Artificial. Experiencia profissional em multinacionais do setor químico e higiene e beleza (Rhodia Solvay, Unilever). Atualmente gerencia um time que desenvolve soluções para automação industrial e soluções baseada em nuvem com aplicação de Inteligência Artificial.

Denis César Ferreira – Coordenador de Manutenção e Engenharia na Fábrica de Lubrificantes LUBRAX da Vibra Energia. Possui Mestrado em Engenharia Eletrônica, com ênfase em Sistemas Inteligentes e Automação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduado em Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Técnico em Eletromecânica, também pelo CEFET-MG, consolidou sua trajetória profissional no segmento industrial de fabricação de óleos lubrificantes. Ao longo de sua carreira, desempenhou papéis nas áreas de produção, desenvolvimento de produtos, manutenção industrial e gestão de pessoas, contribuindo para o aprimoramento e eficiência dos processos industriais.

Gabriel Oliveira – Especialista de Novas Tecnologias MKT na MSA. Profissional de IOT com experiência voltada para sistemas de segurança. Com atuação no desenvolvimento de novas tecnologias junto ao PID e MKT. Especialista em soluções conectadas na indústria, com foco na visão estratégica para uma plataforma de trabalho conectada. 

Gerson Junior – Gerente Regional de Vendas na Unidade de Negócios Magnetrol-AMETEK. Profissional com 20 anos de experiência em instrumentação industrial, sendo os últimos 16 anos dedicados à Alutal. Graduado em Engenharia de Controle e Automação. E Pós-Graduação em Gerenciamento de Projeto – Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gestão de Vendas e Trade Marketing – Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), Inovações Tecnológicas na Engenharia – Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Controle e Automação – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS).

Juan Carlos Ballesta – Gerente Internacional de Produto para Medidores Mássicos na Krohne. Possui experiência variada em O&G, F&B, que fornece a base perfeita para promover o medidor de vazão de massa Coriolis em vários setores e regiões. Como Gerente de Produto Internacional para Fluxo de Massa na KROHNE, cuida dos países de língua espanhola na América do Sul e Central, Espanha, Portugal, Holanda, Bélgica e região dos Balcãs. Ele gerencia todos os aspectos do ciclo de vida e suporte do produto, incluindo desenvolvimento de produto, treinamento e marketing. Antes de ingressar na Krohne em 2014, trabalhou durante vários anos para diversas organizações, incluindo empresas de engenharia, grandes corporações e agências governamentais.

Miguel Borges – Vice-Presidente do Distrito Brasil da ISA. Profissional Petrobras de Nível Superior Master – Automação e Instrumentação. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma Instituição. Profissional Certificado pela Associação Profibus e pela Fieldbus Foundation. É também Profissional Certificado em Automação pela ISA (CAP). 

PATROCINADORES PREMIUM

PATROCINADORES PARTNER

APOIO