Concluída mais uma turma do curso de Medição Fiscal e de Transferência de Custódia de Petróleo e Gás Natural

Foi concluída com sucesso mais uma turma do curso, em versão online e ao vivo, de Medição Fiscal e de Transferência de Custódia de Petróleo e Gás Natural, realizado pela ISA Rio de Janeiro Section entre os dias 14 e 17 de agosto, das 16h às 20h.

O curso contou com 33 alunos inscritos das seguintes empresas: ODS do Brasil, FLUXO, Conaut, IPEM-SP, Mensor Metrologia, Sonangol (Angola), Prometim, DBR Energies e MDC Energia.

O professor José Alberto Pinheiro, referência no mercado na área de medição de vazão de fluidos, ministrou o curso com a sua já conhecida competência.

O tema do curso, considerado vital para o mercado nacional de produção e de transferência de custódia de petróleo e gás natural, que envolve as concessionárias de E&P, transportadoras por dutos, instituições oficiais de metrologia, universidades e centros de pesquisa, prestadores de serviço, fabricantes, além de estudantes, abrangeu as questões regulamentais, normativas e contratuais relativas aos sistemas de medição da vazão e dos volumes com os objetivos de medição fiscal ou de transferência de custódia, além dos métodos, cálculos, portarias federais, procedimentos, auditorias, gestão e tecnologias aplicadas no momento.

O curso incluiu os pontos de interesse da atual revisão do RTM (Regulamento Técnico de Medição) da ANP-INMETRO, apresentando uma análise dos impactos nos atuais projetos e instalações de produção e de transporte, que serão expressivos nos pontos de medição de alta capacidade.

Sabemos que há uma carência de profissionais capacitados para atender à demanda crescente dessa atividade e, assim, a ISA Rio de Janeiro Section vai continuar a oferecer novas turmas sobre o assunto.

Veja abaixo alguns dos depoimentos recebidos dos participantes sobre o curso. Em respeito à privacidade deles, os comentários não serão identificados.

“Excelente curso com uma exposição competente, muito aprofundada.” 

“Curso excelente.” 

“Ótimo conteúdo e didática do instrutor do curso.” 

“Curso bem esclarecedor.” 

“Este curso me deu clareza da estrutura necessária que o meu país deve adotar para apresentação de resultados mais equilibrados.” 

“Curso excelente. O professor demonstrou domínio total do tema proposto.” 

“Professor com muito conhecimento, extremamente atencioso e esclareceu todas as dúvidas dos estudantes.”

Quer participar dos cursos da ISA Rio de Janeiro Section? Clique aqui e veja os cursos disponíveis