Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontro Técnico Virtual – Ethernet-APL: A conquista do chão-de-fábrica

A ISA Rio de Janeiro Section realizou em 27 de março de 2024, o primeiro encontro técnico virtual do ano sobre Ethernet-APL: A conquista do chão-de-fábrica

O objetivo deste evento foi divulgar o padrão Ethernet-APL, que é uma tecnologia adequada para uso em sistemas de automação industrial, comumente encontrados nas indústrias de processo, ou seja, óleo e gás, refino, farmacêutica, química etc. e divulgar alguns produtos Ethernet-APL já disponíveis no mercado. Em suma, foi uma síntese entre teoria e aplicação prática.

O padrão Ethernet foi concebido por Robert Metcalfe e sua equipe, em 1970, no Centro de Pesquisas da Xerox, em Palo Alto, California. Na concepção inicial, a Ethernet foi usada para conectar os computadores desse Centro de Pesquisas em uma rede local, usando cabo coaxial. A premissa do projeto era que uma mensagem enviada por qualquer um desses computadores fosse recebida por todos os outros (broadcast) e aceita apenas pelo computador destinatário.

Nos anos 80, a especificação Ethernet foi oficialmente reconhecida pelo Instituto de Engenheiro Elétricos e Eletrônicos (IEEE), passando então a ser identificada pelo padrão IEEE 802.3. A partir daí, sua aplicação cresceu significativamente.

Através dos anos, a velocidade da rede e sua capacidade vem aumentando de forma exponencial: passando dos 2,94 megabits por segundo (Mbps) originais para uma velocidade de 400 gigabits por segundo (Gbps).

Com seu uso cada vez mais difundido, era inevitável que em algum momento se pensasse em usar o padrão Ethernet no meio industrial. Nascia então, no início dos anos 2000 a Ethernet Industrial. Mas, nesse momento, ainda não era possível substituir os fieldbuses, que previam em suas redes, dentre outras coisas, a alimentação dos instrumentos de campo através do mesmo meio físico utilizado na comunicação.

O surgimento da Ethernet-SPE (Single Pair Ethernet), consolidado em 2019 pelo padrão IEEE 802.3cg, foi um avanço considerável, pois permitiu coexistir num único cabo de par trançado dados digitais e alimentação elétrica, trabalhando com velocidade de 10 megabits por segundo (Mbps) em distâncias até 1 quilômetro. Era então a tecnologia que faltava para se pensar em conquistar o chão-de-fábrica.

A chegada de fato ao chão-de-fábrica, ou seja, aos instrumentos de campo, acontece com o padrão Ethernet-APL, que foi especialmente desenvolvido para possibilitar a conexão desses instrumentos e dos sistemas de automação industrial em uma única rede, em ambientes industriais até mesmo classificados (ou seja, com possível ocorrência de atmosfera explosiva).

Neste evento, tivemos uma apresentação inicial do Keynote Speaker, Miguel Borges, CAP, Profissional Petrobras de Nível Superior Master – Automação e Instrumentação e Chair da ISA Distrito Brasil. Em seguida, tivemos apresentações de Renato Silva Rodrigues, Supervisor de Produtos na Pepperl+Fuchs, Tatiana Hitomy, Digital Solutions Product Manager na Endress+Hauser Brasil e Ricardo Zanata, Desenvolvedor de Negócios – Processos & Power-to-X na Phoenix Contact.

Abaixo você vê a gravação do evento, que também está disponível no canal da ISA Rio de Janeiro Section no YouTube.

KEYNOTE SPEAKER

Miguel Borges, CAP – Engenheiro Eletrônico pela UFRJ, Mestre em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ, trabalha há mais de 40 anos na Petrobras, com passagens pelo CENPES, onde fundou e coordenou o LEAD (Laboratório de Redes Industriais), uma iniciativa da Petrobras em conjunto com a UFRJ. É um profissional CAP (Certified Automation Profissional). Servindo a ISA como voluntário desde 1990, foi Presidente da Seção Rio de Janeiro por diversas vezes e hoje é o Chair do Distrito Brasil.

PALESTRANTES

Renato Silva Rodrigues – Supervisor de Produtos na Pepperl+Fuchs. Engenheiro Eletricista com MBA em Gestão e Desenvolvimento de Negócios. Tem 16 anos de experiência na área de projetos e suporte técnico nas indústrias de processo e ambientes potencialmente explosivos, destes, 12 anos na empresa Pepperl+Fuchs. É autor do livro “Profibus PA, Do Projeto ao Comissionamento” e criador de conteúdo digital nas plataformas YouTube e Linkedin.

Tatiana Hitomy – Digital Solutions Product Manager na Endress+Hauser Brasil. Possui mais de 10 anos de experiência na área de instrumentação. É formada em Engenharia de Automação e Controle e possui MBA em Gestão de Negócios.

Ricardo Zanata – Desenvolvedor de Negócios – Processos & Power-to-X na Phoenix Contact. É bacharel em Engenharia de Processos de Produção pela Universidade Santo André, com MBA em Marketing pela ESPM. É também Técnico em Eletrônica e especialista em equipamentos Ex e áreas classificadas. Atua há mais de 20 anos no mercado e já atuou em organização como Yokogawa, Conaut, Certificadora NCC e Schmersal. Desde outubro de 2022 atua como Desenvolvedor de Negócios na empresa Phoenix Contact nas áreas processos industriais e atua nos segmentos de O&G, Petroquímico e Power-to-X (H2Verde/Baixo carbono), provendo soluções e aplicação das linhas de produtos de automação e componentes para áreas industriais e áreas classificadas em usuários finais, MACs, EPCs e empresas de engenharia. Possui as certificações de competências pessoais no sistema Internacional do IECEx  nas unidades: Ex 001, Ex 002, Ex 003, Ex 007, Ex 008 e Ex 009.

PATROCINADORAS PREMIUM

PATROCINADORA OFICIAL

APOIO