Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontro Técnico Virtual: Automação em Sistemas Elétricos – Oportunidades na Era da Transformação Digital – Agosto/2021

A evolução dos sistemas de automação dos sistemas elétricos teve início na substituição dos relés eletromagnéticos por relés digitais e prosseguiu com a implementação de comunicação digital ao nível da subestação, mas ainda sujeitas a protocolos proprietários.

Em seguida, a IEC 61850 foi introduzida e a interoperabilidade entre diferentes dispositivos tornou-se possível.

Vale dizer que o aumento da necessidade de potência e a introdução de novas tecnologias, tais como geração distribuída, smart meters etc., vem acelerando também essa evolução. Ou seja, novas demandas exigindo novas soluções.

Para viabilizá-las, tecnologias digitais transformadoras (IIoT, cloud e data analytics, por exemplo) já estão disponíveis em diversas aplicações. No entanto, os usuários precisam conhecê-las antes de aplicá-las. O fato é: precisamos divulgá-las. Por isso, realizaremos este webinar.

Neste evento tivemos apresentações da ABB, com novidades, e da engenharia da Petrobras, que mostrou a documentação técnica que é utilizada hoje pela companhia – inclusive uma nova norma técnica Petrobras – em seus projetos de automação elétrica. 

O evento foi exibido online e ao vivo pelos canais da ISA Rio de Janeiro Section no YouTube e Facebook. Mais informações sobre o evento em breve.

Clique abaixo na apresentação desejada para acessar o seu conteúdo.

Veja abaixo o vídeo completo do Encontro Técnico Virtual, que também está disponível em nosso canal no YouTube.

ISA Rio de Janeiro Section continua com seu programa de Encontros Técnicos Virtuais e cursos para 2021, visando oferecer ao mercado temas de interesse profissional e atual.

Programação


17h

Abertura
José Guilherme Carvalho – Presidente da ISA Rio de Janeiro Section


17h15

Keynote Speaker
Alexandre Takemoto – Petrobras


17h35

Automação Elétrica: Um passo além da IEC61850
Antonio Carvalho – ABB


18h05

Automação de Sistemas Elétricos na Petrobras: Apresentação da Documentação Técnica Pública
Thiago Vinha – Petrobras


18h35

Perguntas


20h

Encerramento

Keynote Speaker

Alexandre Takemoto: Gerente de Engenharia de Sistemas de Superfície – Elétrica, Automação & Instrumentação da Petrobras

Palestrantes

Antonio Carvalho: Automation Specialist & Digital Lead da ABB. Pós-graduado em Administração Estratégica de Negócios e Administração Industrial, graduado em Engenharia Elétrica e Automação pela Universidade Federal de Itajubá. Trabalhou em empresas líderes de tecnologia em automação industrial (ABB, Emerson, Schneider e Rockwell) e atua há mais de 30 anos fornecendo sistemas de Automação e Eletrificação para indústrias em diversos segmentos de mercado, mas especialmente para O&G. Há 12 anos na ABB, Antonio atualmente é responsável por definir as soluções de Automação de Processos e Automação Elétrica e disseminar tecnologias de sistemas digitais dentro da unidade de negócios PAEN.

M.Sc Thiago Marques da Vinha: Engenheiro Eletricista da Petrobras. Formado pelo CEFET-RJ e mestre em Engenharia Eletrônica, com ênfase em Redes, pela UERJ, ingressou na Petrobras em 2006 como técnico e em seguida como engenheiro de equipamentos. Passou pelas áreas de manutenção e integração de disciplinas na obra da Ampliação do CENPES. Trabalhou como líder de disciplina no projeto básico de Rota 1 na plataforma de Mexilhão, integrando também as equipes de Replicantes na P68 e Cessão Onerosa. Mais recentemente, acompanhou toda a construção, montagem e comissionamento do casco da P-71 na China e auxiliou na elaboração da documentação de Projeto Básico dos últimos projetos de Referência e de Alta Capacidade.

Patrocinador

Apoio