Curso: Medição de Vazão de Gases e Líquidos

Objetivos:
Atualizar os seus conhecimentos sobre as melhores e mais atuais práticas, leis e equipamentos disponíveis para a medição fiscal e de transferência de custódia de petróleo e gás natural. O tema, considerado fundamental para o cálculo de participações governamentais, englobará informações técnicas dos produtos sujeitos à medição de vazão fiscal e de transferência de custódia, além de métodos, cálculos, portarias, equipamentos e tecnologias existentes no mercado atual. Voltado para engenheiros e técnicos da área de medição de vazão e volumes de petróleo e gás natural e de suas propriedades, o curso vai fornecer todas as informações que hoje são fundamentais para que as empresas do setor realizem o processo com eficiência e conformidade legal.

Público-Alvo:
O curso destina-se aos técnicos e engenheiros envolvidos com aplicações em medição de vazão e volumes gases e líquidos de quaisquer naturezas em plantas de processamento ou em sistemas de transferência de custódia.

O mercado:
A grande totalidade das plantas de processamento de fluidos, químicas, petroquímicas, celulose, adutoras, transportadoras, distribuidoras, etc. tem na medição de vazão uma das principais variáveis de controle e mesmo seu faturamento. Muitas empresas prestadoras de serviço nas áreas de medição de fluidos e gestão dos sistemas de medição também atuam de modo importante. Todo ano novos profissionais se incorporam ao mercado e essa expertise ainda carece de cursos de especialização.

Áreas de  interesse:
Empresas que possuam plantas de processamento de fluidos, químicas, petroquímicas, celulose, etc. e empresas prestadoras de serviço nas áreas de medição de fluidos e gestão dos sistemas de medição.  Operadoras, transportadoras e distribuidoras de petróleo, derivados, gás natural, álcool, água e demais fluidos.

Local: Rio de Janeiro.

Carga horária do curso: 16 horas

Investimento:
Sob consulta

Programa Técnico:

1. FUNDAMENTOS DE VAZÃO E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
Mudança de estado
Massa específica, Viscosidade, Grau API
Gases combustíveis
Poder calorífico
Número de Reynolds
Fluxo laminar e turbulento
Perfil de velocidade
Vazão volumétrica, mássica e energética

2. METROLOGIA BÁSICA
Unidades de medida
Terminologia e Definições
Erros e incertezas na medição

3 – MEDIÇÃO DE VAZÃO – NORMAS E REGULAMENTAÇÃO
Normas ABNT, ISO, AGA, GPA, API
Regulamentação na área de líquidos – água, petróleo, derivados, álcool, biocombustíveis
Regulamentação na área de gases
Aprovação Técnica de Modelo INMETRO

4 – MEDIDORES DE VAZÃO
Classes de medidores
Medidor tipo deslocamento positivo, diafragma, turbina, Coriolis (Mássico), ultrassônico, termal, vortex, magnético, pressão diferencial (placa de orifício, Venturi, V-Cone, Anubar/tubo de Pitot), rotâmetro, calha Parshall
Medição de gás natural pela AGA-3 e ISO-5167
Seleção e aplicação de medidores
EMED – Estações de medição

5 – CONVERSORES PTZ E COMPUTADORES DE VAZÃO
Normas e algoritmos

6 – CALIBRAÇÃO E VERIFICAÇÃO METROLÓGICA
Requisitos de normas
Requisitos legais
RBC – Rede Brasileira de Calibração (INMETRO)

7 – MEDIÇÃO DE PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
Analisadores de massa específica
Analisadores de água no óleo
Cromatógrafos em linha
Analisadores de umidade do gás

Professor: José Alberto Pinheiro – Engenheiro Eletrônico pela UFRJ, pós-graduado pelo Imperial College (DIC) de Londres na área de medição de vazão. Trabalha há mais de 30 anos na PETROBRAS onde atualmente é Consultor Sênior de medição de fluidos na área de Exploração & Produção. É membro da ISA e da Sociedade Brasileira de Metrologia. É professor em cursos de pós-graduação na PUC-Rio.