Curso: Gerenciamento de Alarmes
Objetivos:
Apresentar os conceitos básicos e metodologias para projeto, implementação, monitoração e gestão de sistema de alarmes.
Público-Alvo:
Profissionais envolvidos em atividades de projeto e implantação de sistemas de instrumentação e automação; profissionais das áreas de segurança de processos, confiabilidade e análise de riscos de plantas industriais; profissionais envolvidos na operação e monitoração de plantas industriais.
Mercado:
Existe uma preocupação crescente em segurança de processo das instalações industriais. Existem demandas cada vez maiores no sentido de criar políticas e práticas para atendimento aos requisitos de segurança. Os projetistas e operadores de plantas, bem como fornecedores e integradores de sistemas de automação devem atentar quanto a estes requisitos para disponibilizar plantas cada vez mais seguras.
Áreas de interesse:
Operadoras e projetistas de plantas industriais, fornecedores e integradores de sistemas de automação, instituições de regulamentação e fiscalização (ANP, INMETRO).
Local do curso:
Rio de Janeiro
Carga horária do curso:
16 horas
Investimento:
Sob consulta
Programa Técnico:
– Histórico
– Conceitos e definições
– Instituições e órgãos normativos
– As normas IEC-62682, ISA 18.2 e Petrobras N-2900
– Filosofia de alarmes
– Concepção e documentação de alarmes
– Processo de racionalização de alarmes
– Análise de risco e alarmes como camadas de proteção
– Cuidados para implementação do sistema de alarmes
– Requisitos para sistema de alarmes eficientes
– Estratégias para processamento e supressão de alarmes
– Monitoração de alarmes e tratamento de “badactors”
– Manutenção de sistema de alarmes, gestão de mudanças e auditoria
Professor: Kaku Saito – Formado em Engenharia Mecânica pela UERJ, possui mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, e é consultor da Petrobras em Instrumentação, Controle de Processos e Automação Industrial. Possui 28 anos de experiência em projetos de engenharia básica de plantas industriais, implantação de sistemas de automação, e suporte as Unidades Operacionais nas respectivas áreas de conhecimento. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento com Universidades e empresas, participa em grupos técnicos de elaboração de normas, e foi instrutor em cursos de graduação, extensão e pós graduação em instituições como UERJ, SENAI, IBP e ANP. Atualmente continua a ministrar diversos cursos de capacitação na Universidade Petrobras.