Curso: Classificação de Áreas em Locais com Instalações de Gás Natural em Locais Confinados (Cobertos)

Objetivo:
Conceituar o tema classificação de áreas em instalação de gás natural do ponto de vista probabilístico e de ventilação de ambientes de acordo com práticas internacionais e o foco único da engenharia de gás. Ministrar conhecimentos e apresentar exemplos práticos acerca de classificação de áreas com foco em instalações de gás natural localizadas no interior de abrigos, caixas subterrâneas, etc. de acordo com a Norma IGEM 25: IGEM/SR/25 Edition 2.

Público-Alvo:
O curso destina-se aos técnicos e engenheiros envolvidos em projetos, operação e manutenção de instalações de gás natural que desejam angariar conhecimentos que tenham como foco único a demarcação das áreas classificadas das referidas instalações.

O mercado:
O tema classificação de áreas, embora difundido no Brasil há bastante tempo, tem sido na maioria das vezes abordado sob o enfoque de áreas abertas e da engenharia elétrica. Uma abordagem do tema sob o enfoque IGEM/SR/25 Edition 2 baseada na  Engenharia do gás natural  vem a propiciar conhecimentos práticos relativos à classificações de áreas propriamente ditas e também a operação de manutenção das instalações. O curso vem a complementar outros cursos excelentes que tem sido oferecido ao mercado com outros enfoques. O mercado típico para este curso são as transportadoras, distribuidoras produtores de gás natural, usurários e profissionais envolvidos na fiscalização, tais como os órgãos de regulação.

Curso Online (ao vivo)
Estrutura do curso: 16 horas (4 dias), com apresentação de vídeos e hands on em instrumentos.

Investimento:
Sob consulta

Programa Técnico:

  • Conceitos básicos
  • Fundamentação probabilística:  Correlação Áreas classificadas X Risco pessoal
  • Ventilação de edificações de abrigos X Áreas Classificadas: Aplicações típicas para instalações de gás natural
  • Metodologias para a Classificação de áreas
  • A Norma NBR IEC 60079-1 0-1:  Atmosferas explosivas Parte10-1  : Classificação de áreas -Atmosferas explosivas de gás
  • A Norma  API R 500 :  Recommended Practice for Classification of Locations for Electrical Installations at Petroleum Facilities Classified as Class I, Division I and Division 2
  • A Norma IGEM 25: IGEM/SR/25 Edition 2 – Hazardous area classification of Natural Gas installations
  • Atividade prática  de classificação de áreas aplicados à distribuição de gás (Divisão de participantes em grupos para Cálculos  para   esboço de um mapa de classificação de áreas para instalações de gás natural) pela IGEM/SR/25 Edition 2.

Professor: Jorge Venâncio de Freitas Monteiro – Doutor em Engenharia pela UNICAMP, com tese cujo tema é voltado para a medição avançada do gás natural. Possui 30 anos de atuação na COMGAS com foco na área de medição do gás natural e assessoria em localização de abrigos que delimitam áreas classificadas (Foi designado como autoridade técnica e nível internacional pelo BG GROUP). É professor titular do IFSP, perito da ARSESP e avaliador do CGCRE/INMETRO e vasta experiência em diversos setores no mercado de gás natural.