Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Curso Online: Sistemas de Automação em Unidades de Produção do Tipo FPSO – Novembro/2023

Curso online (ao vivo)
Carga horária total: 12 horas
Datas: 21/11, 22/11 e 23/11/2023
Horário:
das 16h às 20h

Objetivo:
Atualizar seus conhecimentos sobre as melhores e mais atuais práticas, normas, conceitos de engenharia e equipamentos aplicados em novos projetos de FPSO utilizados pelas maiores operadoras de óleo e gás do mundo. Abordaremos o conceito HULL (CASCO) e TOPSIDE, automação de pacotes, classificação, gestão de alarmes, normas aplicadas, integração de sistemas pacotes aos sistemas principais de automação, comissionamento e operação. Voltado para engenheiros e técnicos da área de automação e instrumentação, o curso vai informações que hoje são fundamentais para que as empresas do setor obtenham maior eficiência operacional, desde o projeto até a fase de operação.

Público-Alvo:
O curso destina-se aos técnicos e engenheiros envolvidos com projeto, construção, comissionamento e operação de unidades de produção do tipo FPSO na disciplina de automação.

O Mercado:
O modelo de unidades de produção do tipo FPSO se torna cada vez mais singular e adotado pelas maiores operadoras nacionais, com muitos projetos iniciando operação, alguns na fase de engenharia e construção e outros em comissionamento, desta forma entendemos que existe uma tendência do mercado em adotar essa solução de unidade flutuante para os próximos anos.

Áreas de  interesse/afinidade:
Empresas de engenharia (projeto), de construção e montagem, comissionamento e operação de óleo e gás.

Valor de inscrição:
Profissionais: R$ 600,00
Profissionais membros da ISA: R$ 540,00

Os valores acima são válidos para pagamento através de PIX ou transferência bancária. Para pagamento com cartão de crédito, por favor nos consulte em contato@isarj.org.br

Conteúdo programático:

1) Fundamentos de Sistemas de Automação:
Arquitetura do sistema de automação
Sistemas Supervisórios
Sistema de controle e segurança
Sistemas elétricos
Sistemas Pacotes

2) Interfaces:
Redes de comunicação
Topologias
Requisitos técnicos

3) Funcionalidades e Necessidades Operacionais:
Operação HULL (CASCO) / TOPSIDE
Operação de sistema pacotes
Monitoramento
Gestão de Alarmes

4) Apresentação de fabricantes e fornecedores de sistemas e/ou equipamentos de automação (exemplos)

Professor: Luiz Alberto B. Arruda – Técnico de Instrumentação e Automação, Engenheiro de Produção, Pós-Graduado em Gestão de Negócios e cursando Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Participou como apresentador em congressos nacionais e internacionais tais como RIO OIL & GAS, FPSO WORLD CONGRESS Singapura e Brasil. Trabalha na Petrobras há 21 anos, atuando nas áreas de operação, engenharia, projeto, construção e comissionamento de unidades de produção de óleo e gás na área offshore, atuando em estaleiros do Brasil e China e realizando testes em equipamentos de automação nos EUA, Noruega, China e Brazil ao longo desses últimos anos.