Curso Online:  Transformação Digital em Organizações Industriais

Curso online (ao vivo)
Carga horária total: 16 horas
Próxima data: 22 e 29/10/2022
Horário: das 8h às 17h 

Objetivo:
O objetivo deste curso é orientar profissionais que estejam procurando conhecimento sobre transformação digital em organizações de base industrial. O termo transformação digital vem sendo usado de diferentes formas, em diversos contextos, que acabam por criar uma certa confusão, mesmo em profissionais sêniors. O foco deste curso é na transformação digital a nível estratégico, cobrindo os três pilares fundamentais (tecnologia, processos e cultura) nas três dimensões organizacionais de uma empresa de base industrial (back, middle e front offices), sendo uma fonte importante de informação para profissionais que trabalhem em empresas que possuem indústria em seus ativos, ou interessados em ampliar o conhecimento sobre o tema.

Público-Alvo:
O curso é indicado para profissionais que atuam, pretendem atuar ou buscam atualização e aperfeiçoamento sobre os conceitos que envolvem uma estratégia de Transformação Digital. Também é indicado para estudantes que buscam ampliar suas capacidades perante o mercado de trabalho.

O Mercado:
Empresas se encontram em momentos distintos. Algumas estão na fase de digitalização, outras estão implementando tecnologias emergentes da indústria 4.0 e outras estão desenhando a estratégia ou já executando a transformação digital. Os três pilares fundamentais da transformação digital (Tecnologia, Cultura e Processos), e seus impactos nas diversas áreas de uma organização, necessitam de uma abordagem prática e conectada com a realidade do mercado. O curso trará conceitos importantes para desenvolver uma estratégia de transformação digital e de como executá-la. O mercado necessita de uma orientação objetiva de como deve ser iniciado um projeto de transformação digital. A convergência entre a os sistemas de gestão das operações (OT – Operation Technologies) e a os sistemas de gestão corporativo (IT – Information technology), uma cultura organizacional orientada para uso massivo de tecnologias emergentes e otimização dos processos, buscando gerar vantagens competitivas sustentáveis para os organizações. Os profissionais com esta visão, possuem maior empregabilidade e maior potencial de sucesso em suas empresas.

Áreas de interesse/afinidade:
Empresas do setor de petróleo (Upstream, Midstream e Downstream), de energia, químicas, petroquímica, Papel e Celulose, Siderúrgicas, Tintas e Vernizes, Mineração. Fornecedores de equipamentos e de instrumentação, saneamento, farmacêutica, e todo e qualquer segmento de negócio que possua ativos industriais na empresa.

Valor de inscrição:
Profissionais: R$ 990,00
Profissionais membros da ISA: R$ 690,00

Os valores acima são válidos para pagamento através de PIX ou transferência bancária. Para pagamento com cartão de crédito, por favor nos consulte em contato@isarj.org.br

Material didático:

Cópia dos slides apresentados no curso em formato PDF.

Conteúdo programático:

Introdução: As Bases da Transformação Digital

Módulo 1 – Conceitos, Terminologia e visão estratégica da Transformação Digital:
Nivelamento do conhecimento sobre Transformação Digital. Terminologias, estrutura de uma organização de base industrial (foco na empresa como um todo e não somente no chão de fábrica) e desenho da estratégia de transformação digital.

Pilares da Transformação Digital

Módulo 2 – Tecnologia:
Introdução aos conceitos da indústria 4.0, impactos da evolução da sociedade e indústria ao longo do tempo, como influencia o indivíduo, as organizações, os negócios, o mercado e a sociedade.
Enfoque no uso estratégico de tecnologias convencionais e emergentes da indústria 4.0, entre elas: Automação industrial, Big Data, Internet of Things (IoT), Industrial Internet of Things ( IIoT ), Machine Learning (ML), Cloud Computing, realidade virtual e realidade aumentada, Artificial Intelligence (AI) , Data Analytics, digital twin, Robotic Processs Automation (RPA) e plataformas digitais.

Módulo 3 – Cultura:
Introdução aos conceitos de cultura organizacional, análise das dimensões culturais que impactam a jornada de transformação digital e desenvolvimento de Mindset orientado à adoção massiva de tecnologias emergentes.

Módulo 4 – Processos:
Introdução à gestão de processos na área industrial e corporativa. Apresentar as novas tendências sobre mapeamento, análise e melhoria dos processos e como utilizá-los para auxiliar projetos de transformação digital. (Lean Manufacturing + Lean Office)

Execução da Transformação Digital

Módulo 5 – Estrutura Organizacional:
Impactos da estrutura organizacional nas jornadas de transformação digital.

Módulo 6 – Execução da Transformação Digital:
Convergência OT e IT – como iniciar um projeto de Transformação Digital integrando dados dos sistemas industriais e corporativos.
Framework de execução da transformação digital através dos três pilares fundamentais, atuando nas três dimensões organizacionais.
Debate com a turma e estudos de caso. 

Professor: Victor Venâncio Dias – Head de Transformação Digital LatAm da IHM Stefanini. Técnico de Instrumentação e Automação, Engenheiro de Produção e Mecatrônica, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, MBA em Gestão da Inovação, Mestre em Administração Estratégica e Senior Executive Program pela ESADE Business School (Barcelona – Espanha). Possui mais de 25 anos de experiência em instrumentação, automação industrial, predial e comercial, atuando em empresas globais no Brasil e América Latina, como GE, Tyco, Mokveld Valves e KPMG. É membro da diretoria Global do Comitê para Smart Manufacturing & IIoT da ISA (International Society of America), diretor da Seção ISA Brasil, Líder do Grupo de Trabalho para Convergência OT-IT para o Conselho de Transformação Digital do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), Coordenador do Open Innovation Brasil (capítulo Rio de Janeiro). Também é membro da Câmara Brasileira para Indústria 4.0 no MCTI (Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação) do Governo do Brasil e professor convidado de diversas universidades, incluindo a PUC-RJ (MDT – Master Digital Transformation), MIT, Cambridge e UC Berkeley online (Emeritus). Colunista de Transformação Digital da Revista Brasil Energia (a revista mais importante do setor de O&G e energia do Brasil) e palestrante sobre o tema. Possui sólida experiência em engenharia e gestão estratégica empresarial, oferecendo suporte a clientes em projetos de convergência de OT / TI, digitalização, Indústria 4.0 e estratégias de transformação digital, bem como nas jornadas de execução.