A ISA – International Society of Automation – é uma associação profissional sem fins lucrativos, fundada em 1945 para criar um mundo melhor por meio da automação. A ISA aprimora a competência técnica, conectando a comunidade de automação para alcançar a excelência operacional. A organização desenvolve padrões globais amplamente usados, certifica profissionais da indústria, oferece educação e treinamento, publica livros e artigos técnicos, hospeda conferências e exposições e fornece programas de networking e desenvolvimento de carreira para seus membros e clientes em todo o mundo.

A ISA Rio de janeiro Section é uma entidade vinculada à ISA, que promove encontros técnicos para os profissionais do Rio de janeiro.

Missão da ISA

Como a sociedade global de instrumentação, sistemas e automação, a ISA tem como missão:

  • Maximizar a efetividade de seus membros e outros praticantes e organizações mundiais a avançar e aplicar a ciência, tecnologia e artes relacionadas à instrumentação, sistemas e automatização em todas as indústrias e aplicações.
  • Identificar e promover tecnologias e aplicações emergentes.
  • Desenvolver e disponibilizar ampla variedade de serviços e produtos de informação com alto valor agregado à comunidade global.

Como surgiu a ISA no Brasil

João Batista Gonçalves foi o primeiro presidente da ISA Brasil. Este fato aconteceu em 14 de fevereiro de 1989, ano em que ele recebeu o charter da então Seção Brasil.

Esta não foi uma tarefa fácil. Foi um longo trabalho de convencimento para que o país recebesse oficialmente uma Seção da Entidade. E todo este esforço concedeu a ele o cardo de primeiro presidente da ISA Brasil.

O trabalho de convencimento foi árduo, uma vez que os americanos não acreditavam muito na América Latina, que até então era tida como terceiro mundo, especialmente o Brasil que havia saído aos poucos de uma ditadura.

Porém o ideal de aproximar uma Entidade rica em literatura para a área de automação moveu o impulso deste desbravador. Com interesse totalmente educacional, pois até então no Brasil não existia formação básica e nem escolas especializadas neste setor, foi que através de um Encontro que reuniu mais de 400 profissionais (e que contou com o apoio da Abiquim) e que teve a presença de um dos presidentes da ISA Internacional que tudo foi possível.

Com o charter em mãos, foi constituída uma diretoria que iniciou suas atividades tendo como sede um imóvel na Avenida Paulista sendo que todas as despesas fixas da Seção eram custeadas por Empresas patrocinadoras.

Foi nesta época que surgiram os ETMs – Encontros Técnicos Mensais e que permanecem até hoje na maioria das Seções. Os mesmos eram organizados no Instituto de Engenharia e reunia mais de 200 pessoas. Foi nesta ocasião também que surgiram os ETEs – Encontros Técnicos Especiais, voltados as empresas que desejam abordar além da parte técnica também a parte comercial de seus produtos.

Fonte: Revista InTech