Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontro Técnico Virtual: Novas Tecnologias em Instrumentação Analítica – Novembro/2021

As indústrias têm investido cada vez mais em tecnologias como IIoT, transformação digital e digital twins, com objetivo de redução de custos e garantia da qualidade de seus produtos, com menor impacto ambiental. Estes processos, associados à indústria 4.0, dependem fortemente de dados históricos e em tempo real para serem eficientes.

Analisadores de processo online têm sido cada vez mais necessários para prover estas indústrias com dados confiáveis para a monitoração contínua do processo, evitando perdas e possibilitando ações rápidas em respostas a mudanças.

A instrumentação analítica de processo também é crucial na monitoração contínua de emissões de poluentes líquidos e gasosos, garantindo que a produção se mantenha dentro de limites, cada vez mais restritivos, de impacto ambiental.

Neste sentido algumas tecnologias têm se destacado na ampliação de seu uso em aplicações industriais, com dados em tempo real, uso de sistemas de menor complexidade, maior qualidade e quantidade de informações e com redução da necessidade de intervenções de manutenção de campo. Entre estas tecnologias podemos destacar:

– Analisadores baseados em laser de diodo sintonizável (Tunable Diode Laser – TDL);
– Analisadores de composição de hidrocarbonetos gasosos baseados em sistemas óticos como espectroscopia raman ou IR;
– Analisadores de líquidos como pH, condutividade, ISE e ORP, com inteligência nos sensores.

Os participantes deste evento tiveram a oportunidade de conhecer cases e sistemas de empresas renomadas e experientes que em muito contribuirão para aprimorar o seu conhecimento.

O evento, realizado em 24/11/2021, das 17h às 20h, contou com uma apresentação inicial de um Keynote Speaker e mais apresentações técnicas de profissionais das empresas Aselco, Pensalab e Yokogawa. As apresentações realizadas você confere aqui.

Abaixo está o vídeo do evento, que também está em nosso canal no YouTube. Aproveite e clique aqui para se inscrever em nosso canal!

PROGRAMAÇÃO

Clique no nome da apresentação para visualizar o arquivo

17h00 – 17h10Abertura
Guilherme Carvalho – Presidente da ISA Rio de Janeiro Section
17h10 – 17h40Apresentação Keynote Speaker
Marcos Muniz Calôr Filho – Engenheiro de Equipamentos na Petrobras
17h40 – 18h20Digitalização e Otimização de Controle de Combustão Utilizando Tecnologia à Laser
Sabrina Neves – Supervisora do Grupo PMK Analítica na Yokogawa
18h20 – 19h00Monitoramento Contínuo de Emissões Atmosféricas – CEMS
Renato Santos – Gerente de Produto – Analítica Utilidades / Processos na Aselco
19h00 – 19h40Detecção Automática de Arraste de Líquidos em Dutos de Gás Natural
Eduardo Barbosa – Coordenador de Aplicação & Produtos de Instrumentação Analítica Online na Pensalab
19h40 – 19h55Perguntas e Respostas
19h55 – 20h00Encerramento
Guilherme Carvalho – Presidente da ISA Rio de Janeiro Section

KEYNOTE SPEAKER

Marcos Muniz Calôr Filho – Engenheiro de Equipamentos na Petrobras. Engenheiro Eletrônico formado pela UFRJ, Mestre em Ciências pela COPPE/UFRJ. Possui 19 anos de experiência em projetos de engenharia de plantas industriais, implantação de sistemas de automação, e suporte às unidades operacionais nas respectivas áreas de conhecimento. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento com Universidades e empresas, e foi instrutor em cursos de extensão e pós-graduação em instituições como SENAI e IBP, instrutor do curso de Instrumentação Analítica Industrial da ISA Rio de Janeiro Section, além de atuar na formação de novos engenheiros na Universidade Petrobras, ministrando a disciplina de Instrumentação Analítica de Processo.

PALESTRANTES

Eduardo Barbosa – Coordenador de Aplicação & Produtos de Instrumentação Analítica Online na Pensalab. Técnico em Química formado pelo Instituto Politécnico Estadual (IPE/CEEP), Tecnólogo em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Engenharia de Manutenção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na área de instrumentação analítica há mais de 15 anos, tendo trabalhado como suporte técnico de vendas de instrumentos analíticos, técnico de metrologia, técnico de analisadores, planejador-líder e supervisor de equipe de qualidade em indústria de refino do petróleo. Trabalhou como consultor interno diversos projetos de analisadores dentro da Petrobras, tendo contribuído também no desenvolvimento de indicadores e ferramentas de gestão e manutenção destes instrumentos no âmbito da empresa. Participou em missões de benchmarking para avaliação de instrumentos analíticos para controle de processos de refino no Brasil e no exterior. Foi também membro da ISA, Seção Curitiba, entre 2011 a 2018, tendo presidido a seção em 2015 e participado como instrutor e palestrante em cursos, seminários e workshops ao longo deste período.

Renato Santos – Gerente de Produto – Analítica Utilidades / Processos na Aselco. Profissional de vendas com mais de 30 anos de experiência, atua nas áreas de automação e instrumentação, especificamente com vendas técnicas nos mais diversos segmentos de mercado. Ocupa atualmente na Aselco Instrumentação a função de Gerente de Produtos das Divisões de Analítica para Utilidades e Analítica para Processos.

Sabrina Neves – Supervisora do Grupo PMK Analítica na Yokogawa. Engenheira Química, formada pela Escola de Engenharia Mauá. Pós-Graduada pela Universidade de São Paulo, onde obteve o título de MBA em Engenharia de Produtos e Especialista Automação Industrial. Desde 2008 trabalha na Yokogawa América do Sul como Supervisora do grupo PMK Analítica, atuando em soluções para monitoramento e controle de processo.

PATROCINADORES

APOIO