Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontro Técnico: Sistemas de Detecção de Fogo e Gás em Instalações Industriais – Abril/2019

No dia 25 de abril de 2019, aconteceu o Encontro Técnico sobre Sistemas de Detecção de Fogo e Gás em Instalações Industriais, realizado pela ISA Rio de Janeiro Section, com o patrocínio de empresas como Micropack (Engineering) Ltd, MSA – The Safety Company, 3M e Honeywell.

A proteção de vidas e a segurança operacional são premissas fundamentais de qualquer processo industrial. A identificação precisa e a tempo de vazamentos de gases tóxicos e inflamáveis, bem como a detecção de chamas são vitais em nos mais diversos setores da indústria. As inúmeras tecnologias, para as mais diversas aplicações, vem apresentando importante desenvolvimento. Da mesma forma usuários e responsáveis por plantas vem dominando cada vez mais o arsenal de instrumentos e sistemas disponíveis.

Além disso, alguns segmentos da indústria possuem normas específicas para os sistemas de detecção de gás e chama, que auxiliam e/ou determinam as características mínimas destes sistemas. A ISA possui normas como a ISA12.13, Performance Requirements for Combustible Gas Detectors, e oferece ainda uma grande quantidade de publicações sobre o tema.

A quantidade e a gravidade dos acidentes vem caindo ao longo dos anos. Não obstante vítimas e perdas patrimoniais importantes continuam a ocorrer. Isto faz deste um tema primordial e oportuno.

No evento tivemos a oportunidade de conhecer novos desenvolvimentos, tecnologias e soluções eficazes para  redução de riscos, bem como trocar experiências com especialistas e usuários.

Foram discutidos durante o evento temas como tecnologias de detecção de gases tóxicos e inflamáveis, tecnologias de detecção de chama, mapeamento e localização de detectores e integração e sistemas combinados de alarme.

Programação do Evento:
16h – Credenciamento – Visita aos Patrocinadores – Welcome-Coffee
17h – Apresentação ISA Rio de Janeiro Section – Miguel Borges – Presidente da ISA RJ Section
17h10 – Keynote Speaker – Homero Aboud – Consultor Petrobras
17h40 – Reduzindo Alarmes Falsos e Custos com o Uso de Detectores Visuais de Chama – Dr. Eliot Sizeland – Diretor Comercial da Micropack
18h10 – Novas Tecnologias para Detecção de Gases – Felipe Claudiano – Engenheiro Eletricista da MSA
18h40 – Processamento dos Sinais de Chama e Gás e Atuação para Mitigação dos Riscos – Flavio Barreto – Engenheiro de Controle de Automação da Honeywell
19h20 – Wireless Gas and Flame Detection – Luiz Dinardi – Gerente da América Latina da 3M
20h – Coquetel de Encerramento – Sorteio de Brindes

Confira as fotos do evento!