Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontro Técnico: Monitoração Ambiental – Analisadores Industriais e Sustentabilidade – Dezembro/2019

Acompanhando com apreensão os últimos acontecimentos envolvendo agressões ao meio ambiente e relembrando a todos nós a importância e a urgência em preservá-lo, a ISA Rio de Janeiro Section, inspirada na visão de negócio da International Society of Automation (ISA), que propõe o uso da automação para melhorar o mundo (“Creating a better world through automation”), promoveu o último evento de 2019, no dia 12 de dezembro, com o tema “Monitoração Ambiental – Analisadores Industriais e Sustentabilidade”, que contou com presença de mais de 90 pessoas, sendo também prestigiado por dois fundadores da ISA no Brasil: os colegas Jim Aliperti e RüdigerRöpke; e dois ex-presidentes: Victor Finkel e Pery Ribeiro.

Este Encontro Técnico teve por objetivo apresentar soluções em monitorar o meio ambiente nas indústrias e seus entornos, contribuindo assim para controlar e minimizar potenciais efeitos negativos na natureza.

Inicialmente, o Presidente da ISA Rio de Janeiro Section, Miguel Borges, fez uma apresentação da ISA explicando os benefícios e vantagens de ser um associado.

Como destaque, o keynote speaker deste Encontro, o consultor Jim Aliperti, da Brooklyn Engenharia, fez uma palestra sobre Analisadores Industriais explicando porque, como e para que usá-los. Para quebrar o preconceito de que analisadores não funcionam, Jim enfatizou a importância de que analisadores sejam corretamente especificados, instalados e mantidos, para que o desempenho seja satisfatório ao longo do ciclo de vida.

A seguir, Rodrigo Mello, Meteorologista da Hobeco apresentou em sua palestra, sobre Monitoramento Ambiental, soluções em monitoramento de ar propondo ações para um ar mais limpo e pessoas mais saudáveis.

Na sequência, Renato José dos Santos, Gerente de Produtos da Aselco, deu continuidade como o tema Controle de Emissões Atmosféricas Contínuas (CEMS, da sigla em inglês), abordando a importância de se fazer um monitoramento de gases na atmosfera para evitar ou minimizar o efeito estufa.

Continuando a programação, Cleber Almeida, Coordenador de Vendas e Aplicação da Pensalab, apresentou o tema “Desafios na medição de TOG in situ (sonda) vs.by-pass (extrativo)”, ressaltando lições aprendidas após aplicações dessa tecnologia no Brasil.

Finalizando as palestras do evento, José Guilherme Carvalho, Diretor da USE e também da ISA Rio de Janeiro Section, apresentou a palestra com o tema Detecção de Derramamento de Óleo, falando sobre a redução de risco através do monitoramento contínuo e abordando ações e tecnologias para evitar o derramamento e evitaras ações corretivas. Destacou que quanto mais rápido a detecção melhor para o meio ambiente, bem como economicamente.

De forma geral, todas as palestras deixaram bem claro a importância de se atender a legislação ambiental na luta para a preservação do meio ambiente, utilizando as técnicas e recursos de instrumentação já disponíveis no mercado.

Na área de exposição, além das citadas acima, tivemos a presença das empresas AMETEK e ENGEZER. Também contamos com o apoio institucional da Silberman Engenharia e Automação, sempre presente no apoio aos nossos eventos.

Ao final do evento, foram sorteados brindes com a cortesia dos patrocinadores e também houve uma homenagem aos diretores da seção com mais de dez anos de ISA. Encerrado o evento, foi oferecido um coquetel para confraternização e networking para os participantes.

Veja abaixo as apresentações realizadas e fotos do Evento. Para abrir o arquivo, basta clicar no nome da apresentação.

Rodrigo Mello – Hobeco – Monitoramento Ambiental: Soluções em Monitoramento de Ar

Renato José dos Santos – Aselco – CEMS – Controle de Emissões Atmosféricas

Cleber Almeida – Pensalab – Desafios na Medição de TOG in situ (sonda) vs. by-pass (extrativo)

José Guilherme Carvalho – USE – Detecção de Derramamento de Óleo