Evento Monitoração Ambiental – Analisadores Industriais e Sustentabilidade

Evento ISA Seção Rio de Janeiro: Monitoração ambiental – Analisadores Industriais e Sustentabilidade.

Acompanhando com apreensão os últimos acontecimentos envolvendo agressões ao meio ambiente e relembrando a todos nós a importância e a urgência em preservá-lo, a ISA Seção Rio de Janeiro, inspirada na visão de negócio da International Society of Automation (ISA), que propõe o uso da automação para melhorar o mundo (“Creating a better world through automation”), promoveu o último evento de 2019, em 12/12,com o tema acima, que contou com presença de mais de 90 pessoas , sendo também prestigiado por dois fundadores da ISA no Brasil: os colegas Jim Aliperti e RüdigerRöpke; e dois ex-presidentes: Victor Finkel e Pery Ribeiro.

Este Encontro Técnico teve por objetivo apresentar soluções em monitorar o meio ambiente nas indústrias e seus entornos, contribuindo assim para controlar e minimizar potenciais efeitos negativos na natureza.
Inicialmente o presidente da Seção Rio de Janeiro,Miguel Borges, fez uma apresentação da ISA explicando os benefícios e vantagens de ser um associado.

Como destaque, o keynote speaker deste Encontro, o consultor Jim Aliperti,da Brooklyn Engenharia,fez uma palestra sobre Analisadores Industriais explicando porque, como e para que usá-los. Para quebrar o preconceito de que analisadores não funcionam, Jim enfatizou a importância de que analisadores sejam corretamente especificados, instalados e mantidos, para que o desempenho seja satisfatório ao longo do ciclo de vida.

A seguir Rodrigo Mello, meteorologista da Hobeco apresentou em sua palestra,sobre Monitoramento Ambiental, soluções em monitoramento de ar propondo ações para um ar mais limpo e pessoas mais saudáveis.

Na sequência Renato José dos Santos,gerente de produtos da Aselco deu continuidade como tema Controle de Emissões Atmosféricas Contínuas (CEMS, da sigla em inglês)abordando a importância de se fazer um monitoramento de gases na atmosfera para evitar ou minimizar o efeito estufa.

Continuando a programação,Cleber Almeida, Coordenador de Vendas e Aplicação da Pensalab apresentou o tema “Desafios na medição de TOG in situ (sonda) vs.by-pass (extrativo)”, ressaltando lições aprendidas após aplicações dessa tecnologia no Brasil.

Finalizando as palestras do evento,José Guilherme de Carvalho, diretor da USE e também da ISA Seção Rio de Janeiro,apresentou a palestra com o tema “Detecção de Derramamento de Óleo”, falando sobre a redução de risco através do monitoramento contínuo e abordando ações e tecnologias para evitar o derramamento e evitaras ações corretivas.

Destacou que quanto mais rápido a detecção melhor para o meio ambiente, bem como economicamente.
De forma geral,todas as palestras deixaram bem claro a importância de se atender a legislação ambiental na luta para a preservação do meio ambiente, utilizando as técnicas e recursos de instrumentação já disponíveis no mercado.

Na área de exposição, além das citadas acima, tivemos a presença das empresas AMETEK e ENGEZER.Também contamos comoapoioinstitucional daSilberman Engenharia e Automação sempre presente no apoio aos nossos eventos.

Ao final do evento, foram sorteados brindes com a cortesia dos patrocinadores e também houve uma homenagem aos diretores da seção com mais de dez anos de ISA. Encerrando foi oferecido um coquetel para confraternização e networking entre os participantes.

Empresa: Hobeco

Título: Monitoramento Ambiental 

Clique aqui para ver a apresentação em PDF

IMG_89951617

Empresa: Aselco

Título: CEMS – Controle de Emissões Atmosféricas

Clique aqui para ver a apresentação em PDF

 

IMG_906426

Empresa: Pensalab 

Título: Desafios na Medição de TOG in situ (sonda) vs. by-pass (extrativo)
Clique aqui para ver a apresentação em PDF

IMG_8995-2

Empresa: USE 

Título: Detecção de Derramamento de Óleo
Clique aqui para ver a apresentação em PDF

 

Fotos do Evento:

 Público-Alvo

Mais de 100 pessoas de nossa Comunidade formada por Indústrias, Empresas de Engenharia, EPCistas, Centros de Pesquisa, Operadores de Óleo&Gás, Fabricantes e Prestadores de Serviço.

Patrocínio e apoio:

74680630_3133150286701829_1653656438679011328_nRealizado por Agência de Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais – DUNA

 

Leave a Reply