Curso Online: Transformação Digital na Indústria de Processo

Curso online (ao vivo)
Carga horária total: 16 horas
Próxima data: Em breve
Horário: 
A confirmar

Objetivo:
O objetivo deste curso é orientar profissionais que estejam procurando conhecimento e informações confiáveis sobre a Transformação Digital que está impactando os negócios de todas as organizações. Orientação objetiva de como empresas podem iniciar um projeto de transformação digital através da convergência entre a automação industrial (OT) e a automação corporativa (IT), uma cultura organizacional orientada para uso massivo de tecnologias emergentes e revisão dos processos buscando eficiência operacional e gestão integrada.

Público-Alvo:
O curso é destinado a profissionais que atuam, pretendem atuar ou buscam atualização e aperfeiçoamento sobre os conceitos que envolvem um projeto de Transformação Digital. Também é indicado para estudantes que buscam ampliar suas capacidades perante o mercado de trabalho.

Pré-requisitos:
Possuir curso técnico em área tecnológica ou terceiro grau em faculdades de qualquer área do conhecimento.

Valor de inscrição:
Profissionais: R$ 550,00
Profissionais membros da ISA: R$ 495,00

Conteúdo programático:

1) Módulo 1 (4 horas):
Nivelamento do conhecimento sobre Transformação Digital. Terminologias e visão estratégica.

2) Módulo 2 (6 horas):
Pilares da Transformação Digital: Tecnologia:
– Introdução aos conceitos da indústria 4.0, impactos da evolução da sociedade e indústria ao longo do tempo até atualmente e como influencia o indivíduo, as organizações, os negócios, o mercado e a sociedade. Tecnologias emergentes serão abordadas com enfoque no uso estratégico destas ferramentas, entre elas: Automação industrial, Big Data, Internet of Things (IoT), Industrial Internet of Things ( IIoT ), Machine Learning (ML), Cloud Computing, realidade virtual e realidade aumentada, Artificial Intelligence (AI) , Data Analytics, digital twin e Robotic Processs Automation (RPA).
– Cultura : Introdução aos conceitos de cultura organizacional, análise das dimensões culturais que impactam um projeto de transformação digital e desenvolvimento de Mindset orientado à adoção massiva de tecnologias emergentes.
– Processos : Introdução à gestão de processos na área industrial e corporativa. Apresentar as novas tendências sobre mapeamento, análise e melhoria dos processos e como utilizá-los para auxiliar projetos de transformação digital.

3) Módulo 3 (2 horas):
Convergência OT e IT – como iniciar um projeto de Transformação Digital usando ferramentas de automação industrial e corporativa.

4) Módulo 4 (4 horas):
Noções de Cybersegurança OT e IT.
Exercício prático. Debates e estudo de caso:

Metodologia do curso:
Apresentação de slides, compartilhamento de artigos e textos.
Bastante troca de experiências e debates sobre casos reais e práticas de transformação digital nas empresas.

Professores: Victor Venâncio – Sócio-Diretor de Automação, Indústria 4.0 e Transformação Digital da KPMG no Brasil e Guilherme Neves – IACS Cybersecurity Specialist SNEF e Doutorando em Engenharia de Defesa no IME.