Curso Online: Requisitos para o Sistema de Gestão da Medição segundo a Norma ABNT NBR ISO-10012

Curso online (ao vivo)
Carga horária total: 16 horas
Próxima data: 06 a 09/12/2021
Horário: 
das 16h às 20h

Objetivo:
Orientar o público alvo na interpretação dos requisitos da Norma NBR ISO 10012 e apresentar as principais ferramentas e técnicas usadas para atendê-los.

Público-Alvo:
Profissionais envolvidos em processos de metrologia e/ou atividades de medição nas indústrias; profissionais envolvidos com Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão de Laboratórios de Metrologia ou Sistemas de Medição.

O Mercado:
Os requisitos de gestão da Norma são aplicados em todos os seguimentos industriais onde medições são realizadas para atestar e garantir a conformidade aos requisitos do cliente. O gerenciamento dos sistemas de medição de acordo com os requisitos da Norma NBR ISO 10012 tem papel fundamental na gestão dos riscos nos resultados de medições que não atendam aos critérios estabelecidos pelos clientes internos, clientes externos e organismos reguladores. A credibilidade das informações fornecidas pelos processos de medição é fundamental para conferir confiança, sejam nas transações comerciais, sejam no cumprimento de requisitos legais. Estabelecer tal confiança às partes envolvidas, de forma contínua, é um dos grandes desafios para os profissionais que atuam como gestores nestes sistemas. Capacitar e ampliar os conhecimentos desses profissionais torna-se essencial para o cumprimento desse desafio.

Áreas de  interesse/afinidade:
Indústrias em geral que demandam alto padrão de controle dos processos, rotinas operacionais e produção de resultados; Empresas de Projetos de Sistemas de Medição; Empresas de Consultorias em Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão Integrada e Sistemas de Gestão de Laboratórios de Metrologia.

Valor de inscrição:
Profissionais: R$ 550,00
Profissionais membros da ISA: R$ 495,00

Conteúdo programático:

1) Introdução ao conceito de Sistemas de Gestão

2) Introdução à Norma ABNT NBR ISO 10012

3) Terminologias aplicáveis

4) Integrando o Sistema de Gestão da Medição ao Sistema de Gestão existente

5) Papel da alta administração no Sistema de Gestão da Medição

6) Gerenciando os recursos do Sistema de Gestão da Medição

7) Gerenciando o Processo de Comprovação Metrológica

8) Gerenciando os Processos de Medição

9) Assegurando a qualidade das informações nos Sistemas de Medição

10) Melhorando e amadurecendo o Sistema de Gestão da Medição

11) Recomendações sobre a Gestão de Auditorias e Gestão de Riscos

12) Recomendações gerais para a implantação e manutenção dos Sistemas de Gestão de Medição

Professor: Maurício Amorim – Pós-Graduando em Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Science. Graduado em Administração de Empresas e Técnico em Metrologia. Possui quinze anos de experiência nas áreas de Metrologia (Laboratórios de Calibração e Ensaio) e Qualidade (Implantação de Sistemas de Gestão, Programação/Execução de Auditorias, Ministração de Treinamentos e Avaliações para obtenção de Certificações/Acreditações). Extensa experiência na Gestão de Sistemas de Gestão conforme as Normas NBR ISO 9001, ISO/IEC 17025 e ISO 10012. Atua desde 2011 na área de Medição de Hidrocarbonetos (Regulação para a Medição de Petróleo, Gás Natural e Água) realizando projetos em empresas como Petrobras, Modec e SBM Offshore.