Curso: Estimativa da Incerteza de Medição na Calibração de Medidores de Pressão

Objetivos:
Estimar a incerteza da medição quando da calibração de medidores diretos e indiretos de pressão, seguindo as diretrizes dos documentos normativos: Guia para a Expressão da Incerteza de Medição – ISO GUM 2008; Norma ABNT NBR 14105, parte 1: medidores analógicos de pressão e; Norma ABNT NBR 14105, parte 2: medidores digitais de pressão.

Público-Alvo:
Profissionais envolvidos com instrumentos de medição na área de pressão, tanto em atividades industriais quanto em laboratórios de controle da qualidade, de calibração ou na realização de ensaios.

O mercado:
Existe carência de profissionais com conhecimento em Metrologia, para atuação nas indústrias, laboratórios fornecedores de serviços metrológicos de calibração e de ensaios, instituições de ensino técnico e superior, bem como na implantação de programas de qualidade e confiabilidade metrológica.

Áreas de  interesse/afinidade:
Indústrias de todos os segmentos, fabricantes de instrumentos de medição, empresas prestadoras de serviços de manutenção de instrumentos de medição, laboratórios de calibração e de ensaios.

Estrutura do curso:
Curso On-line (ao vivo)

Duração:
16 horas (das 9h às 13h)

Investimento:
Sob consulta

Programa Técnico:

  1. Referências normativas
  2. Vocabulário Internacional de Metrologia
  3. Características Metrológicas dos Instrumentos de Medição
  4. Sistema Internacional de Unidades – SI
  5. Algarismos Significativos
  6. Estatística Aplicada à Metrologia
  7. Estimativa da Incerteza nas Medições Diretas e Indiretas
  8. Ajuste por uma Função: curva de calibração
  9. Calibração de instrumentos analógicos de pressão
  10. Calibração de instrumentos digitais de pressão
  11. Certificado de calibração
  12. Periodicidade de calibração

Professor: Pedro Paulo Novellino do Rosário – Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, possui Mestrado em Metrologia para a Qualidade Industrial pela PUC/RJ, Engenheiro de Equipamentos pela Petrobras com especialização em Instrumentação e Automação Industrial. Possui 40 anos de experiência em consultoria nas áreas de metrologia industrial, laboratorial e instrumentação. Foi professor da Universidade Estácio de Sá ministrando disciplinas de Metrologia, Instrumentação e Normalização. Autor de livros e cartilhas de Metrologia.