Curso: Válvulas de Controle e de Segurança

Objetivos:
Apresentar os aspectos mais relevantes para projeto e avaliação de operação de válvulas de controle e de segurança (PSV).

Público-Alvo:
Profissionais envolvidos em atividades de projeto, implantação e acompanhamento operacional de válvulas de controle e de segurança; profissionais das áreas de segurança de processos, confiabilidade e análise de riscos de plantas industriais; profissionais envolvidos em fiscalização de dispositivos de controle e alívio de pressão.

O Mercado:
Elementos finais de controle e segurança são normalmente os dispositivos que mais demandam acompanhamento devido aos maiores históricos de falha. Existem cursos no mercado sobre válvulas de controle e de segurança, mas este curso se propõe a trabalhar nos aspectos dos requisitos de desempenho e confiabilidade, bem como na apresentação dos problemas recorrentes e suas soluções.

Áreas de  interesse:
Operadoras e projetistas de plantas industriais, fornecedores e técnicos de acompanhamento de instalação e teste de válvulas de controle e de segurança, instituições de regulamentação e fiscalização (ANP, INMETRO).

Local:
Rio de Janeiro

Carga horária do curso:
16 horas

Investimento:
Sob consulta

Programa Técnico:

– Válvulas de controle
– Papel da válvula de controle em sistemas de escoamento
– Tipos de válvulas e critérios de seleção
– Noções de dimensionamento e especificação
– Problemas operacionais (rangeabilidade, linearidade, cavitação, fluxo crítico, ruído, estanqueidade)
– Requisitos de instalação
– Atuadores e posicionadores
– Confiabilidade de válvulas de controle
– Normas e referências bibliográficas
– Válvulas de alívio e segurança
– Conceitos e terminologia em válvulas de segurança
– Requisitos de proteção de equipamentos
– NR-13
– Cenários de alívio em plantas industriais
– Tipos de válvulas de alívio e segurança
– Critérios de seleção
– Noções de dimensionamento e especificação
– Fatores que afetam a confiabilidade das válvulas
– Ajustes e desempenho
– Instalação e problemas operacionais; Chattering; Simmering
– Normas e referências bibliográficas

Professores:

Kaku Saito – Formado em Engenharia Mecânica pela UERJ, possui mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ na área de Controle de Processos, e é consultor da Petrobras em Instrumentação e Automação Industrial. Possui 28 anos de experiência em projetos de engenharia básica de plantas industriais, implantação de sistemas de automação, e suporte as Unidades Operacionais nas respectivas áreas de conhecimento. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento com Universidades e empresas, participa em grupos técnicos de elaboração de normas, e foi instrutor em cursos de graduação, extensão e pós graduação em instituições como UERJ, SENAI, IBP e ANP. Atualmente continua a ministrar diversos cursos de capacitação na Universidade Petrobras.

Gustavo Melo de Lima – Engenheiro Químico pela UFF, pós-graduado em Instrumentação Industrial pelo IBP, Mestre em Engenharia Mecânica pela UFF e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com experiência, há mais de 15 anos, no setor de Óleo e Gás nas áreas de consultoria em projetos, manutenção e montagem para PETROBRAS, MODEC, AKER SOLUTIONS, etc. Atualmente é Sócio-Diretor da Gliman Consultoria de Engenharia Ltda. Atuou como palestrante em diversos congressos na UFF e atuou como professor auxiliar na UFF na cadeira de Metrologia e Introdução a Engenharia Mecânica. É membro da ISA/RJ.