Objetivos:
Orientar o público alvo na interpretação dos requisitos e na metodologia de implantação da norma

Público-Alvo:
Profissionais envolvidos em atividades de metrologia na indústria; profissionais envolvidos com Sistema de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão de Laboratórios de Calibração ou Sistema de Gestão Integrado.

O mercado:
Os requisitos de gestão da norma são aplicados em todos os seguimentos industriais, onde medições são realizadas para atestar a conformidade aos requisitos do cliente. O gerenciamento dos sistemas de medição de acordo com os requisitos da norma NBR ISO 10012 tem papel fundamental na gestão dos riscos de resultados de medições que não atendam aos critérios estabelecidos pelos clientes internos, clientes externos e organismos reguladores. A credibilidade das informações fornecidas pelos processos de medição é fundamental para conferir confiança, sejam nas transações comerciais, sejam no cumprimento de requisitos legais. Estabelecer tal confiança às partes envolvidas, de forma contínua, é um dos grandes desafios para os profissionais que atuam como gestores de sistemas. Capacitar e ampliar os conhecimentos desses profissionais torna-se essencial para o cumprimento desse desafio.

Áreas de  interesse/afinidade:
Indústria em geral, que demanda alto padrão de controle de processos e resultados; Empresas de projetos de sistemas de medição; Empresas de Consultorias em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Integrada e Gestão de Laboratórios de Calibração.

Estrutura do curso:
Local: Rio de Janeiro
Estrutura do curso: 16 horas
INVESTIMENTO: R$ 800,00

Programa Técnico:
Introdução ao conceito de Sistemas de Gestão
Introdução à norma ABNT NBR ISO 10012
Terminologias aplicáveis
Integrando o Sistema de Gestão da Medição ao Sistema de Gestão existente
Papel da alta administração no Sistema de Gestão da Medição
Gerenciando os recursos do Sistema de Gestão da Medição
Gerenciando o Processo de Comprovação Metrológica
Gerenciando os Processos de Medição
Assegurando a qualidade das informações das informações de medição
Melhorando o Sistema de Gestão da Medição
Recomendações gerais para implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Medição

Instrutor:
Arantes, wfarantes@gmail.com, (21) 9-7009-4761
Engenheiro Mecânico formado pela FTE Souza Marques, com mestrado em Metrologia, Qualidade e Inovação pela PUC-RIO. Atua na área de metrologia, instrumentação e qualidade desde 1986. Por quase 14 anos atuou na indústria de transformação metal-mecânica, na indústria automotiva e na fabricação, manutenção e teste de válvulas, sendo esta aplicada, principalmente, ao mercado do petróleo e gás natural. A partir de 2001 ingressou definitivamente na indústria de petróleo, desenvolvendo trabalhos nas atividades de projetos de sistemas de medição de fluidos e capacitando profissionais para atuarem como auditores de sistemas de medição e de sistemas de gestão da medição.

Material Didático
Todo material de aula será disponibilizado.