curso-medicaodevazaodegaseseliquidos-02

Objetivos: Atualizar os seus conhecimentos sobre as melhores e mais atuais práticas, leis e equipamentos disponíveis para a medição fiscal e de transferência de custódia de petróleo e gás natural.
O tema, considerado fundamental para o cálculo de participações governamentais, englobará informações técnicas dos produtos sujeitos à medição de vazão fiscal e de transferência de custódia, além de métodos, cálculos, portarias, equipamentos e tecnologias existentes no mercado atual.
Voltado para engenheiros e técnicos da área de medição de vazão e volumes de petróleo e gás natural e de suas propriedades, o curso vai fornecer todas as informações que hoje são fundamentais para que as empresas do setor realizem o processo com eficiência e conformidade legal.

Público-Alvo: O curso destina-se aos técnicos e engenheiros envolvidos com aplicações em medição de vazão e volumes gases e líquidos de quaisquer naturezas em plantas de processamento ou em sistemas de transferência de custódia.

O mercado: A grande totalidade das plantas de processamento de fluidos, químicas, petroquímicas, celulose, adutoras, transportadoras, distribuidoras, etc. tem na medição de vazão uma das principais variáveis de controle e mesmo seu faturamento. Muitas empresas prestadoras de serviço nas áreas de medição de fluidos e gestão dos sistemas de medição também atuam de modo importante. Todo ano novos profissionais se incorporam ao mercado e essa expertise ainda carece de cursos de especialização.

Áreas de  interesse/afinidade: Empresas que possuam plantas de processamento de fluidos, químicas, petroquímicas, celulose, etc. e empresas prestadoras de serviço nas áreas de medição de fluidos e gestão dos sistemas de medição.  Operadoras, transportadoras e distribuidoras de petróleo, derivados, gás natural, álcool, água e demais fluidos.

Loca: Rio de Janeiro
Estrutura do curso: 12 horas

Programa Técnico:
1. FUNDAMENTOS DE VAZÃO E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
– Mudança de estado
– Massa específica, Viscosidade, Grau API
– Gases combustíveis
– Poder calorífico
– Número de Reynolds
– Fluxo laminar e turbulento
– Perfil de velocidade
– Vazão volumétrica, mássica e energética

2. METROLOGIA BÁSICA
– Unidades de medida
– Terminologia e Definições
– Erros e incertezas na medição

3. MEDIÇÃO DE VAZÃO – NORMAS E REGULAMENTAÇÃO
– Normas ABNT, ISO, AGA, GPA, API
– Regulamentação na área de líquidos – água, petróleo, derivados, álcool, biocombustíveis
– Regulamentação na área de gases
– Aprovação Técnica de Modelo INMETRO

4. MEDIDORES DE VAZÃO
– Classes de medidores
– Medidor tipo deslocamento positivo, diafragma, turbina, Coriolis (Mássico), ultrassônico, termal, vortex, magnético, pressão diferencial (placa de orifício, Venturi, V– Cone, Anubar/tubo de Pitot), rotâmetro, calha Parshall
– Medição de gás natural pela AGA-3 e ISO-5167
– Seleção e aplicação de medidores
– EMED – Estações de medição

5. CONVERSORES PTZ E COMPUTADORES DE VAZÃO
– Normas e algoritmos

6. CALIBRAÇÃO E VERIFICAÇÃO METROLÓGICA
– Requisitos de normas
– Requisitos legais
– RBC – Rede Brasileira de Calibração (INMETRO)

7. MEDIÇÃO DE PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
– Analisadores de massa específica
– Analisadores de água no óleo
– Cromatógrafos em linha
– Analisadores de umidade do gás

Professor: José Alberto Pinheiro
Empresa: PETROBRAS  

Qualificação do Instrutor:
José Alberto Pinheiro é Engenheiro Eletrônico pela UFRJ, pós-graduado pelo Imperial College (DIC) de Londres na área de medição de vazão. Trabalha há mais de 30 anos na PETROBRAS onde atualmente é Consultor Sênior de medição de fluidos na área de Exploração & Produção. É membro da ISA e da Sociedade Brasileira de Metrologia. É professor em cursos de pós-graduação na PUC-Rio.