curso-introducaoinstrumentacaoindustrial-02

Objetivos: O curso apresentar uma visão geral sobre os principais aspectos a serem considerados na medição das variáveis de processo relacionadas a instrumentação analítica de processo, considerando as tecnologias disponíveis e as especificidades de cada aplicação.

Público-Alvo: O curso destina-se a técnicos, engenheiros e estudantes de engenharia que necessitam de ferramentas capazes de auxiliá-los em decisões para resoluções de problemas que envolvam instrumentação industrial analítica de processo.

O mercado: Todas as indústrias de processo fazem uso em maior ou menor grau de instrumentação analítica para controle de processo, segurança industrial, otimização de processos produtivos, garantia de especificação de produtos, monitoração e controle de emissão de poluentes líquidos ou gasosos e atendimento a legislação. Apesar da grande necessidade de aplicação de analisadores industriais de processo, há uma carência de profissionais capacitados para atender à demanda crescente dessa atividade.

Áreas de  interesse/afinidade: Operadoras e projetistas de plantas industriais, fornecedores e integradores de sistemas analíticos de processo, instituições de regulamentação e fiscalização (ANP, INMETRO).

Local: Rio de Janeiro
Estrutura do curso: 12 horas

Programa Técnico:
1    Introdução
1.1 Classificação dos analisadores de processo
1.2 Instrumentação analítica vs Instrumentação convencional
1.3 Aplicações de analisadores

2 Sistemas de amostragem
2.1 Funções do sistema de amostragem
2.2 Sistemas Analíticos
2.3 Normas aplicáveis
2.4 Captação, transporte, condicionamento e descarte de amostras

3 Sistemas de proteção de analisadores
3.1 Necessidade de proteção de sistemas analíticos
3.2 Normas aplicáveis
3.3 Proteção individual, gabinete, abrigo e casa de analisadores

4 Analisadores industriais – Princípio de funcionamento, aplicação, vantagens e desvantagens
4.1 Analisadores de Oxigênio
4.2 Analisadores de pH
4.3 Cromatógrafos
4.4 Fotometria 

Professor: Marcos Muniz Calôr Filho
Empresa: Petrobras

Qualificação dos Instrutores:
Marcos Calôr Filho é engenheiro eletrônico formado pela UFRJ, mestre em ciências pela COPPE/UFRJ. Possui 15 anos de experiência em projetos de engenharia de plantas industriais, implantação de sistemas de automação, e suporte as Unidades Operacionais nas respectivas áreas de conhecimento. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento com Universidades e empresas, e foi instrutor em cursos de extensão e pós graduação em instituições como SENAI e IBP, além de atuar na formação de novos engenheiros na Universidade Petrobras, ministrando a disciplina de Instrumentação Analítica de Processo.