curso-estrategiasdecontroledeprocesso-02

EMENTA:
Nome do curso: 
ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DE PROCESSO – Uma breve introdução

Objetivos: Apresentar os conceitos básicos e metodologias para projeto e avaliação de estratégias de controle de processos

Público-Alvo: Profissionais envolvidos em atividades de projeto e implantação de sistemas de controle de processo de plantas industriais; profissionais envolvidos na operação e monitoração de plantas industriais.

O mercado: O projeto de estratégias de controle de processos depende do conhecimento dos objetivos de controle da planta industrial. O curso se propõe apresentar um resumo das práticas de análise de plantas para definição das melhores estruturas de controle PID a serem projetadas baseadas nas características dos equipamentos empregados e em critérios de desempenho, estabilidade e robustez.

Áreas de interesse ou afinidades: Operadoras e projetistas de plantas industriais, fornecedores, integradores e implantadores de sistemas de controle e automação.

Local: Rio de Janeiro

Estrutura do curso:
Carga Horária: 12 horas

Programa Técnico:
– Variáveis operacionais e de desempenho de equipamentos industriais
– Características do controlador PID
– Tipos de estruturas de controle PID e suas aplicações
– Critérios para projeto de estruturas de controle regulatório de processos
– Controles principais de equipamentos industriais
– Projeto de estruturas de controle multi malhas – análise de casos
– Integração energética X Acoplamento de variáveis em malhas de controle
– Degradação de desempenho das malhas de controle
– Estratégias complementares de automação para malhas de controle
– Cuidados de implementação de malhas de controle
– Exercício de projeto de controle 

Professores: Kaku Saito
Empresa: Petrobras

Qualificação:
Kaku Saito é formado em EngenhariaMecânica pela UERJ, possui mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, e é consultor da Petrobras em Instrumentação, Controle de Processos e Automação Industrial. Possui 28 anos de experiência em projetos de engenharia básica de plantas industriais, implantação de sistemas de automação, e suporte as Unidades Operacionais nas respectivas áreas de conhecimento. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento com Universidades e empresas, participa em grupos técnicos de elaboração de normas, e foi instrutor em cursos de graduação, extensão e pós graduação em instituições como UERJ, SENAI, IBP e ANP. Atualmente continua a ministrar diversos cursos de capacitação na Universidade Petrobras.